Make your own free website on Tripod.com


Jogo de LED's

 

Apresento aqui para vocês, um circuíto muito interessante feito com pouco material a um custo mínimo que se reduz à compra de :

Abaixo está o diagrama do circuíto:

O circuíto funciona da seguinte maneira : Em cada uma das 8 saídas do DB25 ( pinos 2 a 9 ) é ligado um LED em série com resistor de 270 W , sendo que cada LED é ligado em um pino terra do DB25 ( pinos 18 a 25 ). Deve-se tomar cuidado é com a polaridade dos LED's , pois são diodos e diodos só permitem a passagem de corrente em um só sentido.

Ocorre o seguinte : É mandado um sinal para a impressora via software com um número em binário, e esse número corresponde a um Byte ( 8 bits), sendo assim cada LED representa ser um bit , e agirá como tal . Por exemplo, se mandar-mos o número 41 em decimal que em binário corresponde á 00101001 , teríamos acesos os LED's 1, 4 e 6 pois são os que correspondem ao nº 1 , isto é, estão no nível alto ou seja, deixam passar corrente.

Nos temos um software especifico para controlar esses led's, o software possui varias seguencias de acionamento dos led's. Ele está para download na seção de Controladores, o nome do programa é HRLed.

Abaixo está o desenho da placa de circuíto impresso:

 

Os pinos de 2 a 9 do DB25 são conectados onde tem o sinal de + e os pinos de 18 a 25 são conectados onde tem o sinal de - .